a cidade…

Não é que aprecie o autor e o que ele significa e personaliza, mas o texto é cada vez mais actual:
“A miséria parece uma secreção do progresso, da civilização.
Não é nos campos (até em plena crise), onde a vida é simples e sem ambições, que a miséria se torna aflitiva, dramática.
A sua tragédia sem remédio desenvolve-se antes nas cidades, tanto mais insensíveis e duras quanto mais civilizadas.
A mecanização, o automatismo do progresso que transforma os homens em máquinas, isolam-no brutalmente substituindo os seus gestos e impulsos afectivos por complicadas e frias engrenagens.
O homem das cidades, modelado, esculpido na própria luta com os outros que lhe disputam o seu lugar ao sol, é talvez, sem reparar, a encarnação do próprio egoísmo.
(António de Oliveira Salazar)”

aceda aqui às 87 fotografias…

10 Respostas para “a cidade…”

  1. MagdalaBrasil Says:

    Oi Antônio, tens muita razão nestas palavras… Sem querer difundir cabala, mas para os cabalistas o egoísmo é o mal que nos afasta de Deus, pois somos seres egoístas opostos ao Criador que tem como qualidade a doação. Parabéns por seus trabalhos!

  2. Luciene Honesko Says:

    MAGNIFICAS IMAGENS…..DO COTIDIANO…DAS VARIAS FACES DO POVO PORTUGUES….UM TRABALHO DE GRANDE SENSIBILIDADE ARTISTICA…
    PARABENS ANTONIO…OBG POR PARTILHAR BELAS FOTOS NESTA JANELA NA QUAL AS DISTÂNCIAS SE ESTREITAM E AS EMOÇÕES SE FAZEM PRESENTES NAQUELES Q AMAM A ARTE DE FOTOGRAFAR…
    GRANDE ABRAÇO…SUCESSO SEMPRE!!!

  3. As Cidades estão vazias de pessoas vazias,de ruas vazias,de mentes vazias,de cabeças vazias…tudo está vazio!!!!!Menos Tu,sempre cheio de ideias…Parabéns.

  4. Olá António

    É com muito gosto que revejo alguns dos teus trabalhos como sempre preenchidos de beleza e sensibilidade… e mesmo com anticorpos quanto ao autor, sou obrigada, infelizmente, a concordar com a actualidade deste texto face á realidade… Até breve, Abraço

  5. JouElam Says:

    Amigo,começo por aqui,para além do rigor da tua obra chamou-me a atenção o texto e a actualidade do mesmo de A.O.Salazar, se os nossos actuais politicos insistirem no cada vez maior alheamento dos graves problemas sociais que eles mesmos provocaram não tardará que o velho ditador,quando comparado com estes democratas de meia-tigela,vire uma bandeira de sabedoria e bem governar!
    Abraço

  6. Amigo Antonio,

    Magnisficas comosempre suas fotos em P&B, como sempre tenho dito e reafirmo você é um execlente, um dos melhores que conheço em fotos P&B e sobretudo fotojornalismo. Uma coleção invejável. Parabéns amigo, espero vê-lo de volta em breve ao Olhares.

  7. excelente e bom trabalho com o tema a cidade! Mais uma vez parabéns!

  8. António,

    magnífico trabalho. Esplêndidas fotografias, muitas das quais eu não conhecia. Bastante inspiradoradoras…Nem percebi que já tinha visto 87, quando voltou para a primeira…
    O texto, independente de quem o escreveu, é ótimo, muito verdadeiro. As cidades eu conheço bem. Aldeias, não. Devem ser melhores, mas bom mesmo apenas nas florestas, tendo em vista que os animais não fazem maldades inúteis uns com os outros e competem e matam apenas por sobrevivência e não por caprichos, ambição desmedida e vícios.
    Bom domingo. Denise.

  9. António,

    venho da galeria ‘olhares’ … pena a sua paragem!

    mas confesso, também aprecio o blog… aqui voltarei mais vezes.

    um sorriso 🙂
    mariam

  10. Ola Antonio! Parabens por este belissimo portfolio, repleto de contrastes!!! E uma bela moldura da sociedade Portuguesa. Continuacao de um bom trabalho. Abraco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: